Doença Renal e Diabetes – Causas e Tratamentos

doenca-renal-diabetesNo passado, era comum pessoas com diabetes desenvolverem doença renal (nefropatia diabética). Atualmente, o teste de glicemia mais prático e os avanços no tratamento do colesterol e da pressão alta contribuíram para reduzir as chances de desenvolver doença renal.

A doença renal é um problema real para muitas pessoas com diabetes. Manter a glicose no sangue, a pressão arterial e os níveis de gorduras no sangue (lipídios) em uma média saudável irá reduzir o risco de desenvolver problemas nos rins. Quando os problemas renais são descobertos precocemente existem tratamentos disponíveis, que podem atrasar o seu progresso.

O teste de triagem para a doença renal precoce é feito mediante coleta da urina e é chamado de microalbuminúria. O recomendado é que fazer este teste pelo menos anualmente, pois assim é possível detectar a doença mais rápido.

O que é a doença renal diabética?

O diabetes pode danificar pequenos vasos sanguíneos em seu corpo. Isto ocorre, geralmente, quando os níveis de glicose no sangue ou pressão arterial permanecem elevados por longos períodos de tempo.

O rim é um órgão que contém muitos vasos sanguíneos muito finos. O diabetes pode danificar esses vasos e torná-los espessos. Eventualmente, eles se tornam permeáveis e, em vez de filtrar o sangue adequadamente para se livrar das toxinas, eles começam a dispensar na urina nutrientes importantes, como a proteína. Nosso organismo precisa de proteína, ela não deve ser descartada na urina.

Se os danos nos rins pioram, o organismo não é capaz de descartar suas toxinas residuais corretamente e elas começam a acumular no corpo, causando mais danos e complicações de saúde.

Além disso, outros problemas podem ocorrer em pacientes diabéticos que podem piorar a doença renal, como, por exemplo, infecções urinárias frequentes. Ao longo do tempo isto pode agravar o dano renal. E, pessoas com diabetes também podem desenvolver problemas de retenção de urina (dificuldade para esvaziar a bexiga), o que pode causar uma acumulação de pressão no rim e aumentar os danos nos rins.

Como evitar o desenvolvimento da doença renal diabética?

Há passos importantes que você pode tomar para reduzir significativamente a sua chance de desenvolver problemas nos rins:

  • Mantenha sua pressão arterial em uma média saudável;
  • Faça o teste de urina (microalbuminúria), pelo menos uma vez por ano;
  • Se você fuma tente reduzir ou, melhor ainda, pare de fumar o mais rápido possível;
  • Mantenha os níveis de colesterol no sangue dentro dos padrões médicos;
  • Controle os seus níveis de glicose (açúcar) no sangue.

Além disso, é vital que você que mantenha sua diabetes controlada. Para isso, você deve adotar um tratamento para diabetes eficaz e capaz de controlar ou até mesmo reverter o diabetes. Veja o depoimento de uma diabética que conseguiu controlar o diabetes naturalmente:

Caso tenha interesse em saber mais sobre como controlar o diabetes naturalmente assista ao vídeo acima.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>