Ecoinovação – Empreendedorismo Sustentável

Mudanças climáticas, sabe que quando falamos nisso a maioria das pessoas pensa nestes grandes acontecimentos ambientais, aumento do nível do mar, altas temperaturas, falta de água, e derretimento de geleiras. Isso tudo parece tão longe da gente né, a gente chega a viver no mundo da lua como se a terra não fosse a nossa casa.

Eu li que os especialistas dizem que isso tudo é apenas a ponta do iceberg derretendo, e quando a gente menos espera essas mudanças batem à nossa porta; e daí comecei a pensar: “Ok, o mundo realmente está passando por maus bocados, mas o que isso tem a ver com os negócios, com a minha pequena empresa?“.

Tudo, porque os negócios fazem parte do mundo, independente do tamanho consomem água, energia, recursos naturais, produzem lixo. E você pode pensar “ah, mas a minha empresa é bem pequena, quase não causa impacto”. Pois você sabia que em todo o mundo os pequenos negócios chegam a representar mais de 90% do total de empresas?

Nesse mundo somos muitos, milhões, imagina só o tamanho do impacto, e aquela história de que cada um tem que fazer a sua parte é a mais pura verdade; o próprio consumidor já está sacando isso tudo e escolhendo empresas que já se deram conta que é preciso fazer diferente, e não ficam só no papo.

O problema é que a gente se acostumou a produzir e vender sem pensar muito nas consequências, inclusive sem pensar em todo mundo que produz junto com a gente que faz parte da cadeia de valor da empresa.

E quando a gente entra no piloto automático e deixamos de inovar, é aí que corremos um grande risco; percebi isso na minha própria empresa de confecção de camisetas, com o tempo fomos ficando pra trás, os processos ficarão ineficientes, os custos mais altos, os fornecedores e colaboradores mais insatisfeitos, menos produtividade, mercado distante, e o lucro foi lá no chão.

Então percebi que a sustentabilidade não é só papo, é algo que pode melhorar a produção, reduzir custos, deixar a empresa mais competitiva ao mesmo tempo em que ela faça a sua parte do mundo. Cara, isso fez uma diferença danada, minha empresa deu um salto!

Vou te contar como isso aconteceu. Um dia estava tão desanimado com os rumos que a empresa estava tomando e decidi bater um papo no Sebrae, contando tudo o que estava acontecendo, e ela (profissional do Sebrae) me fez uma proposta: “Alberto vamos sair da rotina, olhar tudo por um novo ângulo e descobrir qual é a forma mais inteligente e sustentável de produzir”. Pensei comigo, “isso parece interessante!”.

E ela continuou: “Você já ouviu falar de ecoinovação, um novo olhar para os negócios onde cada estratégia e atividade é desenhada com o foco na sustentabilidade, tanto dentro quanto fora da empresa, com os parceiros olhando o ciclo de vida. A ONU Meio Ambiente vem trabalhando a Ecoinovação em todo o mundo, e aqui no Brasil o Sebrae é um parceiro para colocar em prática nos pequenos negócios. Pense como tudo é feito na sua empresa e nas consequências de cada ação, a pergunta de todos os momentos deve ser ‘faço isso porque sempre foi feito assim ou porquê este é realmente o melhor jeito de fazer?’, pra ecoinovar a gente precisa seguir alguns passos, primeiro vamos analisar o ciclo de vida onde a empresa atua, depois revisar a estratégia atual, repensar um novo modelo de negócios, estabelecer um plano de ação para os projetos de mudanças com parcerias estratégicas, e aí avaliar sempre os resultados para guiar as novas decisões. Para ajudar nesse caminho o Sebrae e a ONU Meio Ambiente desenvolveram um material que serve como base para todo o nosso trabalho, é a cartilha é ecoinovação nos pequenos negócios, passo a passo ela vai mostrando os pontos importantes a serem desenvolvidos. Pensa bem mais longe, tem um objetivo melhor do que economizar, aumentar a produtividade, ser reconhecido no mercado, ganhar dinheiro, e tudo isso com soluções boas para as pessoas e para o planeta?”

Bem, aceitei o desafio

Baixe as cartilhas de ecoinovação do Sebrae e da ONU Meio Ambiente

Para conhecer o projeto completo da Ecoinovação Sebrae / ONU Meio Ambiente acesse o site oficial: https://www.ecoinovacao.com.br/