Guia de Práticas sustentáveis para o dia a dia

Com a degradação ambiental aumentando a cada dia pela sociedade do consumo, e reduzido pensamento crítico das pessoas, se torna cada vez mais importante a prática de hábitos sustentáveis no dia a dia.

Todo hábito sustentável que você praticar, vai com o passar dos meses influenciar as pessoas próximas a você, com o tempo eles também terão esses hábitos presentes em suas vidas.

Não duvide do seu potencial de mudar o mundo para melhor! Abaixo uma lista de práticas sustentáveis que você pode começar hoje mesmo!

Edit Page

  1. Antes de comprar, verifique se você realmente precisa do produto: Ao comprar um computador novo porque ele é importante para o seu trabalho, é uma compra necessário. Porém comprar um celular novo quando o seu atual atende todas as necessidades, não faz sentido. Reflita antes de comprar.
  2. Elimine os vazamentos de água: não tenha torneiras pingando, encanamento com vazamento,  descarga desregulada, etc. Sempre mantenha sua casa funciona de maneira a não desperdiçar água.
  3. Pegue a água da chuva e faça reuso: ao invés de deixar a água da chuva ir embora pelo ralo, faça a captação e utilize para lavar o quintal, etc.
  4. Não deixe aparelhos eletroeletrônicos em standy by: ao terminar de usar desligue da tomada, inclusive o micro-ondas, o único aparelho necessário estar sempre ligado é a geladeira.
  5. Instale painéis solares: se em sua residência tem espaço para colocar painéis solares para aquecer a água da torneira, a água da piscina, ou até mesmo para gerar energia elétrica, faça isso.
  6. Substitua lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas: essa simples pratica vai economizar 60% de consumo elétrico das lâmpadas, e evitar a emissão de 136kg de gás carbônico por ano.
  7. Separe o lixo para facilitar a reciclagem: separando todo o lixo você melhora a vida dos catadores, permite que mais matérias sejam reciclados, evite a degradação do meio ambiente.
  8. Não descarte pilhas e baterias em lixo comum: Pilhas e baterias contêm metais pesados e tóxicos como cádmio, chumbo e mercúrio, que contaminam o solo e a água. Ao descartar pilhas e baterias, procure um posto de coleta especial;
  9. Troque as antigas descargas com válvulas por descargas acoplados com caixa: As antigas descargas de sanitários com válvulas gastam entre 10 a 30 litros de água, quando acionadas. Já as descargas acopladas com acionamento duplo consomem apenas 3 e 6 litros de água a cada vez que são acionadas;
  10. Troque sacolas plásticas por sacolas retornáveis: Sacolas retornáveis são de extrema importância para a redução de resíduos, principalmente para minimizar a quantidade de plástico descartado na natureza. Reduza também o uso das sacolas de papel, cuja fabricação envolve o corte de árvores e muita água;